terça-feira, 19 de abril de 2011

UM OÁSIS NO MEIO DO CAOS

Durante o curso de Design de Interiores os alunos desenvolvem muitos projetos, tanto residenciais como comerciais.

Hoje eu quero mostrar um dos projetos comerciais que mais gostei de fazer. O exercício consistiu em desenvolver um espaço comercial usando as medidas de uma loja real localizada na esquina das Ruas Souza Lima e N. Sra de Copacabana, aqui no Rio de Janeiro.

Não me lembro se foi por sorteio ou por escolha, mas o meu projeto era fazer uma livraria que também tivesse uma área destinada a um pequeno café. Lógico que existiam várias regras do que poderia ou não ser feito, de acordo com a legislação municipal real e com o desejo do meu cliente imaginário. Assim, nasceu a Drummond Livros & Café.

O meu conceito: um espaço que fosse um oásis, um lugar de paz e tranquilidade, no meio do calor e do caos das ruas de Copacabana. O meu partido: uso de cores que remetessem aos oásis encontrados nos desertos  (como tons de verde e de areia) e materiais de destacassem a ideia do rústico, sem perder o conforto (como tijolos aparentes, madeiras, móveis com fibras naturais, mesas e cadeiras do café com pés de ferro, piso em porcelanato rústico).

Infelizmente, as fotos não ficaram boas: foram tiradas dos desenhos originais, todos feitos à mão, que estavam enrolados há algum tempo e com algumas marcas no papel, mas acho que dá para ter uma idéia do que eu tentei passar.


Essa é a perspectiva do andar principal da Drummond, a livraria. Não desenhei todas as mesas expositoras para deixar o desenho mais claro.




Aqui, como seria o andar superior, onde fica o café. Novamente, não desenhei todas as mesas, para que o balcão pudesse ser observado com mais clareza.




A planta baixa do andar principal...




... e a do andar superior.


Esse é um dos projetos que eu gostaria de ter tirado do papel... Chego até a imaginar alguns amigos meus, amantes de bons livros e bons cafés, circulando entre as mesas e estantes, aconchegados em uma poltrona, se dando o prazer de uma nova leitura, acompanhados por uma xícara de um gostoso cappuccino... Quem sabe um dia, não é?





.

2 comentários:

Renata disse...

OMG!!! Voce sabia que eu tenho como ALVO abrir um livraria/cafe nesse estilinho que voce apresentou aqui... :)

Depois de ler esse post, fiquei sonhando aqui ... hehe

beijaooo

Marcia Carvalho disse...

Renata

Que bom saber que você tem um alvo tão precioso: livros são jóias! Amo ler!!!

E saber que "minha" livraria fez você sonhar é muito legal! rsrs

Beijão e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...